Bem vindo!

Seja bem vindo à página da professora Helena Costa.

Aqui você poderá saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas, interesses de pesquisa e publicações. Navegue no menu disponível no topo da página.

As postagens são atualizadas semanalmente, às sextas-feiras.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

John Urry: o olhar do turista e atualidades

John Urry é um nome conhecido de quem inicia seus estudos em turismo. O livro "O Olhar do Turista" é uma das primeiras referências bibliográficas a que temos acesso e que somos levados a ler quando tentamos entender um pouco mais sobre o que é o turismo e como ele surgiu nas sociedades contemporâneas.

O livro me intrigava, sobretudo, pelas palavras iniciais. Nunca me esqueci das frases coletadas pelo autor: nada amorosas, muitas até debochadas, sobre os turistas. Na obra é apresentado o momento de mudança social em que sair para ver algo novo se tornou um valor em si, um símbolo de status.

Urry discute que as sociedades ocidentais saem  do modelo fordista de consumo e passam para o pós-fordista, em que os padrões de consumo são mais individualizados. No entanto, esclarece que este consumismo não é necessariamente materialista, pode ser simplesmente a busca de vivenciar uma realidade. 



O professor John, atualmente, tem nos levado a pensar em termos mais amplos: na mobilidade. E esta mobilidade não é somente de pessoas, mas também de ideias, objetos, imagens, etc. Em entrevista, o professor interliga sistemicamente assuntos diversos tais como: crise energética, navios-cargueiros, condomínios fechados, shopping centers, aeroportos, entre outros. Já que todos são ícones do nosso mundo e refletem os nossos valores e contextos. Veja aqui a entrevista completa.

Para quem quiser ler a obra:

URRY, John. O Olhar do Turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. 2 ª ed, São Paulo: Studio Nobel: SESC, 1999. (coleção Megalópolis) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário